Mesmo com recuperação em 2017, contas públicas têm 2º pior desempenho da série

02:19 Economia, Notícias 29/01/2018 - 21h08 Brasília Embed

Victor Ribeiro

As contas públicas tiveram recuperação ao longo de 2017, mas ainda fecharam o ano com o segundo pior desempenho da série histórica, iniciada há 20 anos. O pior resultado foi em 2016, quando o Governo Central gastou 161 bilhões e 300 milhões de reais a mais do que arrecadou. No ano passado, o déficit foi quase 25% menor: 124 bilhões e 400 milhões. Foi o quarto ano consecutivo de déficit nas contas públicas.


Apesar da melhora do resultado primário, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, avaliou que ainda não é hora de comemorar.

 

O governo atribuiu o resultado do ano passado ao aumento da arrecadação além do esperado e ao corte de despesas. Entre as medidas que reduziram as despesas está o corte de investimentos. No ano passado, o governo destinou 47 bilhões e meio de reais a investimentos. Foi o menor valor desde 2006.

 

O maior corte foi no programa Minha Casa, Minha Vida, que perdeu 81% dos investimentos e alcançou o patamar mais baixo desde o lançamento do programa, em 2011. O segundo maior corte de investimentos foi nas empresas públicas, que receberam menos que a metade dos investimentos destinados a elas em 2016, voltando ao índice de 2014.

 

Além disso, os órgãos públicos gastaram 30 bilhões de reais a menos que o previsto. Ana Paula Vescovi explicou como isso foi possível.

 

O Tesouro Nacional e o Banco Central tiveram o maior superávit em cinco anos: 59 bilhões de reais. Do outro lado da tabela da equipe econômica do governo está a Previdência Social que, segundo os técnicos, registrou o pior desempenho da história e fechou 2017 com déficit de 185 bilhões de reais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique