Comerciantes estão mais otimistas em 2018, revela CNC

Economia

Publicado em 27/02/2018 - 17:34 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A confiança dos comerciantes teve uma alta de mais de 3% em fevereiro se comparada ao mês de janeiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de mais de 18%.

 

Os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, foram divulgados nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.

 

O índice atingiu 113,2 pontos e se manteve acima da zona de indiferença, que é de 100 pontos. Os dados apontam também que neste mês de fevereiro quase 50% dos comerciantes consideraram o desempenho do comércio melhor do que há um ano.


Em fevereiro de 2017, este percentual era de menos de 30%. O economista da CNC, Bruno Fernandes, explica que o otimismo dos comerciantes tem relação direta com o aumento do consumo por parte das famílias.

 

Mais de 40% dos comerciantes também consideram que a economia está melhor do que ano passado e na avaliação de mais de 83% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos 6 meses.


Com isso, a pesquisa mostrou também que as intenções de investimento subiram em mais de 2% em relação a janeiro deste ano e 15% em relação à fevereiro de 2017. Os comerciários estão com maiores intenções de contratar funcionários e de renovar os estoques.


No entanto, a pesquisa mostra também que para 25% dos comerciantes consultados, os níveis dos estoques estão acima do que esperavam vender. De acordo com a CNC, a porcentagem é menor do que a apontada em janeiro, que registrou 27,5%, e os dados demostram que o percentual, que indica insatisfação quanto ao nível dos estoques, tem reduzido e se aproxima da média histórica de 24%.


A  previsão da Confederação para 2018 é de que o comércio registre alta de 5%, o que pode significar o maior crescimento de vendas desde 2012.

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo