Trocando em Miúdo: Contribuinte tem disponível o rascunho para já ir preenchendo a declaração do IR

00:00 Economia, Programetes 06/02/2018 - 02h01 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

De volta com a prosa em cima da declaração do Imposto de Renda que pode ser entregue, pela internet, para a Receita Federal, a partir do próximo dia 1º de março. Vamos nessa.


Na linha, o secretário de finanças do Sindireceita, Francisco Pinto de Souza. Obrigado outra vez. Primeira pergunta, que tem ouvinte mandando para cá. Quando é que eu vou poder baixar o programa da Receita Federal, para já ir colocando meu Imposto de Renda, a declaração, para deixar tudo pronto para ser mandado?

 

Francisco lembra que ainda não foi divulgada pela Receita a data para que o programa esteja disponível. Mas que o contribuinte já pode baixar o rascunho e preenchê-lo para quando o programa  gerador já puder ser baixado.

 

Secretário de Finanças do Sindireceita, Francisco Pinto de Souza. Tempo acabando, mas tem outra pergunta de ouvinte. Tenho plano de saúde, a empresa paga uma parte, preciso declarar o que, guardando algum relatório? Tenho que fazer exatamente o que?

 

O analista financeiro e tributário explica que é preciso ter um extrato do quanto o contribuinte pagou de plano de saúde, ainda que seja mais de um título. E, pra isso, é preciso o extrato.

 

Pronto. Fechada a prosa desta preparação para a declaração do Imposto de Renda. Lembre-se que pode ainda baixar, aliás, já podia ter feito isto desde o ano passado, e ir colocando tudo, como se fosse para valer. Na verdade, só vale na hora em que você mandar como declaração. Mas ficamos, por enquanto, por aqui.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.