Fiscalização encontra fraudes em embalagens de pescados

02:10 Economia, Notícias 30/03/2018 - 10h54 Brasília Embed

Mariana Martins

Em 9,3 % das amostras de peixe analisadas pelo serviço de inspeção federal do Ministério da Agricultura houve fraude do tipo de pescado declarado nas embalagens. Ou seja, o peixe ensacado não era o peixe anunciado no rótulo do produto.

 

Já nas inspeções feitas nos estabelecimentos sob responsabilidade dos Serviços de Inspeção nos estados e municípios o  número é bem maior e  chega a 55%.

 

Ainda segundo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura foram analisadas 140 amostras de pescados em 12 estados e no Distrito Federal.

 

Dos produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal, que têm o selo SIF, 77 amostras foram de produtos nacionais e 20 de empresas estrangeiras. Neste universo, 9 empresas estavam adulteradas.

 

As mostras nacionais foram de pescados provenientes de 34 empresas, sendo que sete tinham produtos fraudados. Das sete empresas, três são reincidentes e até já tiveram registro cancelado  no ano passado.

 

Outras 36 amostras foram colhidas em estabelecimentos com inspeções estadual ou municipal. Destas mostras, 20 estavam adulteradas o que representa 55% de fraude nas espécies de peixes.

 

As empresas serão notificadas do resultado. Caberá aos serviços de inspeção definir a destinação dos lotes de produtos fraudados.

 

As empresas ainda poderão solicitar análise oficial da amostra de contraprova para possíveis questionamentos.

 


O Ministério  da Agricultura  não divulgou o nome das empresas que apresentaram irregularidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique