IGPDI fecha fevereiro com alta de 0,15%

Economia

Publicado em 07/03/2018 - 17:57 Por Ligia Souto - Rio de Janeiro

O IGP-DI, Índice de Preços – Disponibilidade Interna, teve variação de 0,15 por cento em fevereiro, percentual inferior ao 0,58 por cento registrado no primeiro mês de 2018.

 

Em 12 meses, o índice contabilizou uma deflação, ou seja, uma queda de preços, acumulada de 0,19%.


Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Em fevereiro de 2017, o índice tinha subido 0,06 por cento e acumulava alta de 5,26 por cento em 12 meses.


O IGP-DI é composto por três índices, que tiveram variações similares em fevereiro: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,15 por cento, o Índice de Preços ao Consumidor, que teve alta de 0,17 por cento, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que registrou variação de 0,13 por cento.

 

A principal contribuição para a alta no Índice de Preços ao Produtor Amplo partiu dos bens intermediários e das matérias-primas brutas, especialmente pela quebra da safra de soja na Argentina.

 

Já no grupo de Bens Finais houve deflação, influenciada principalmente pelo subgrupo de combustíveis para consumo. De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, André Braz, o índice deve se manter estável em patamar baixo.

 

No Índice de Preços ao Consumidor, o grupo alimentação saiu de uma alta em janeiro para uma queda de 0,29% em fevereiro, movimento parecido com o que ocorreu nos grupos educação, vestuário e comunicação.

 

Entre os grupos que tiveram movimento contrário, habitação passou de uma queda de 0,47% para uma alta de 0,19%.

 

Já n caso do Índice Nacional de Custo da Construção, a variação de 0,13% em fevereiro foi ante uma alta de 0,31% em janeiro. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços teve expansão de 0,28%, abaixo da taxa de 0,69 por cento verificada em janeiro.


A parte do índice que mede o custo da mão de obra não registrou variação pelo segundo mês consecutivo.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo