Ipea prevê crescimento do PIB em 3% este ano

Economia

Publicado em 22/03/2018 - 20:08 Por Fabiana Sampaio - Brasília

O crescimento do PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, em 2018 e 2019, deve ser de 3%, de acordo com projeção do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. A estimativa consta da Carta de Conjuntura divulgada nesta quinta-feira, pelo Instituto.

 

Na avaliação dos economistas do Grupo de Conjuntura do Ipea, a inflação, mesmo com o esperado aumento de preços dos alimentos, deverá fechar este ano em 3,6%, com cenário positivo para a recuperação do nível de atividade econômica do país. De acordo com os especialistas, o principal resultado positivo do primeiro bimestre do ano veio justamente da taxa de inflação.

 

Segundo os economistas, a inflação em patamar baixo mostra que há espaço para que a política monetária possa estimular o crescimento, sem grandes riscos de aumento de preços. O entendimento é que o resultado em 2018 será explicado principalmente pela expansão do consumo das famílias estimado em 3,4% e do investimento com projeção de 4,5%.

 

Já o consumo do governo deve registrar crescimento nulo, enquanto as exportações líquidas de bens e serviços devem contribuir negativamente para o resultado do PIB, com avanço das importações superior as exportações. O crescimento da indústria (3,6%) e dos serviços (2,9%) deve compensar a queda do PIB agropecuário, projetado para 2,2%.

 

Os economistas do Ipea preveem ainda um crescimento de 1,9% para o PIB do 1º trimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo