Kassab não descarta privatização dos Correios

Greve

Publicado em 13/03/2018 - 16:19 Por Danyele Soares - Brasília

Mesmo com a decisão da Justiça Trabalhista de que os funcionários dos Correios devem pagar pelo plano de saúde para reduzir os custos da estatal, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, não descarta a privatização da empresa.

 

Segundo Kassab, a possibilidade ainda está em estudo e a empresa vai fazer um levantamento para verificar se a decisão judicial vai aliviar as contas.

 

Nessa segunda-feira, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu que os empregados e seus dependentes terão de pagar mensalidade para manter o plano de saúde. Até então, os funcionários pagavam apenas um percentual por consulta ou exame, de acordo com uma tabela remuneratória do plano.

 

Segundo a estatal, a decisão representa um grande avanço para retomada do processo de recuperação da empresa que enfrenta uma grave crise financeira.

 

Mas , na avaliação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos, a decisão da Justiça reduz, na prática, os salários dos funcionários.

 

Segundo o secretário-geral da Federação, José Rivaldo, os empregados devem recorrer da decisão e até apresentar uma denúncia à Organização Internacional do Trabalho. Ele ainda critica a intenção do governo de fazer parcerias com a iniciativa privada para a realização de alguns serviços.

 

Os trabalhadores dos Correios continuam em greve. De acordo com a Federação, cerca de 20 sindicatos aderiram ao movimento. Mas, quando a paralisação começou no domingo, 30 entidades participavam da greve. Nesta tarde, os trabalhadores devem se reunir em assembleia para avaliar o movimento.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo