Governo deve recorrer à OMC caso a Europa suspenda a exportação de frango do Brasil

02:27 Economia, Notícias 17/04/2018 - 16h46 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O governo deve recorrer à OMC caso a Europa suspenda a exportação de frango do Brasil.

 

A União Europeia pode suspender, nessa quarta-feira (18), a compra de carne de frango de empresas brasileiras, especialmente a BRF, a maior produtora de carne de frango do mundo, dona das marcas Sadia e Perdigão. 

 

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, acredita que os europeus estão se aproveitando da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, para promover um embargo comercial usando a desculpa de ser uma medida sanitária.

 

Maggi ressaltou que basta o Brasil pagar uma taxa extra para conseguir vender as carnes com maior grau de salmonela. O que, para o ministro, derruba a tese de que o embargo seria por motivo sanitários.

 

Segundo o ministério, os tipos de salmonela encontrados não trazem risco à saúde pública, mas é uma exigência do mercado europeu para importar carne salgada sem a taxa extra.

 

O ministro da Agricultura defendeu que o Brasil recorra a OMC, Organização Mundial do Comércio, para reverter a suspensão, caso ela se confirme. 

 

Após a operacão Trapaça, da Polícia Federal, em março deste ano, o ministério da Agricultura suspendeu a exportacão de carne da BRF para União Europeia.

 

A investigação prendeu executivos da empresa ao encontrar suspeitas de fraudes na certificação da carne para exportação.

 


O senador Cidinho Gomes, do PR, participou das negociações com a União Europeia e defendeu que o país trate empresas europeias que cometeram irregularidades no país da mesma forma.

 

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, as exportações de carne de frago caíram 5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Procurada, a BRF informou que não comentará o tema enquanto a União Europeia não divulgar a decisão.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique