Autorizada exploração de ouro em cidade que atraiu garimpo ilegal em 2015

01:26 Economia, Notícias 01/06/2018 - 16h49 Brasília Embed

Michelle Moreira

O governo federal autorizou a exploração de ouro em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. A atividade também foi permitida em áreas dos municípios mato-grossenses de Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima; todos na região de fronteira.

 

Os terrenos podem ser explorados pela Central das Cooperativas Associadas da Província Mineral de Serra Pelada e pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda, a Cooperpontes.

 

Já a Compel (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda) vai poder pesquisar minério de ouro na região.

 

O ato foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira e é assinado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen.

 

Em 2015, Pontes e Lacerda foi alvo de garimpo ilegal quando foi encontrada uma pepita de ouro com mais de  um quilo. A notícia ganhou as redes sociais e atraiu milhares de pessoas que travaram uma verdadeira corrida ao minério. Cerca de oito mil pessoas foram atraídas para o local que chegou a ser comparado a Serra Pelada – considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique