Consulta pública da ANP definirá tempo para reajustes de combustíveis

02:17 Economia, Notícias 06/06/2018 - 08h22 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizará tomada publica de contribuições para consultar a sociedade sobre a periodicidade mínima do repasse dos reajustes de preços dos combustíveis.


A medida foi aprovada, por unanimidade, pela diretoria da Anp e a consulta pública ocorrerá entre os dias 11 de junho e 2 de julho. Qualquer pessoa poderá se manifestar no período por meio de um formulário eletrônico no site da agência.


As sugestões vão contribuir para a elaboração de uma resolução que vai estabelecer um período mínimo para repasse de reajustes ao consumidor final.


O diretor da ANP Décio Oddone afirmou que a frequência de repasse das variações dos preços dos combustíveis está sendo questionada pela sociedade, o que tem gerado um grau de instabilidade que não ajuda no processo de atração de investimentos para o país.


Ele negou que a medida seja controle de preços e interferência no livre mercado.


Oddone disse que a medida é necessária diante do atual mercado de refino concentrado e do sistema de tributação dos combustíveis. Ele acrescentou que, se houver mudança nesse cenário, a resolução pode ser revista posteriormente.


A resolução deve ser finalizada e publicada no Diário Oficial entre 40 e 60 dias após o início da consulta pública.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique