Conta de luz fica mais cara em junho

01:14 Economia, Notícias 01/06/2018 - 10h49 Brasília Embed

Ana Lúcia Caldas

Neste mês de junho, as  contas de luz estão  mais caras com  bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior  entre as faixas tarifárias.

 

Com isso, as contas de luz terão um custo adicional de 5 reais a cada 100 quilowatts-hora  consumidos.

 

De acordo com a  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel,),  a decisão foi tomada por causa  do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.


Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de  um real na conta de energia do consumidor a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Nos quatro primeiros meses dos ano, vigorou a bandeira verde, em que não há cobrança extra na conta de luz.

 

Com a adoção da bandeira vermelha, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que ajudem a economizar energia. Entre eles, banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado.


* Com informações da Agencia Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique