Governador do Rio sanciona projeto que reduz ICMS para o diesel

01:45 Economia, Notícias 06/06/2018 - 21h22 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

A redução do ICMS – Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços – cobrado sobre o diesel no Rio de Janeiro foi sancionada nesta quarta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara, na Zona Sul da capital fluminense.

 

A diminuição do imposto de 16 para 12% faz parte do acordo realizado com caminhoneiros após a greve da categoria por causa da alta do diesel. Para o governador Pezão, cabe agora à Agência Nacional do Petróleo fortalecer a fiscalização no estado.

 

Segundo o governador, com a medida o estado vai deixar de arrecadar R$ 13 milhões por mês.

 

Mas, segundo a Secretaria de Fazenda, esse montante poderia ser compensado tanto com o crescimento na movimentação dos postos de combustível do estado, como também com o aumento da receita estadual das tarifas de energia elétrica, reajustadas pela União em março deste ano.

 

A sanção do projeto que diminuiu o imposto foi durante reunião com a presença de representantes de caminhoneiros e deputados estaduais. A medida equipara o Rio de Janeiro aos estados vizinhos São Paulo e Espírito Santo, que já cobram 12% de ICMS sobre o diesel.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique