Contas de luz vão ficar mais caras em seis estados; reajuste começa a partir de domingo

Reajuste

Publicado em 21/08/2018 - 18:19 Por Juliana Russomano - Brasília

Até o fim deste mês consumidores de seis estados vão passar a pagar mais caro pela energia elétrica. As autorizações foram aprovadas nesta terça-feira pela Aneel,  Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

Domingo entram em vigor as novas tarifas dos consumidores atendidos pela Forcel em Coronel Vivida, no Paraná. Os consumidores residenciais desta localidade vão pagar 20,51% a mais nas contas de luz.

 

Em São Paulo e Mato Grosso do Sul os reajustes começam a valer a partir da próxima segunda-feira. O aumento, de 23,12%, atinge os consumidores residenciais atendidos pela Elektro.

 

Já os consumidores do Maranhão e da Paraíba terão as contas reajustadas a partir de terça-feira. No Maranhão, a Cemar vai reajustar as tarifas das residências em 16,67%, e na Paraíba, o reajuste residencial da EPB vai ser de 15,29%.

 

Na quarta-feira entram em vigor os reajustes em Santa Catarina. No estado, duas distribuidoras fazem reajuste. A Coperaliança vai aumentar a tarifa residencial em 12,47% e a João Cesar em 8,33%.

 

Com os reajustes, os consumidores residenciais destas localidades que pagam uma conta de 10 reais, por exemplo, vão ter um aumento que vai  de  R$ 0,83  a  R$ 2,30.

 

Também sofrerão reajustes as tarifas de consumidores alta tensão, como indústrias e comércios. Os percentuais variam de 9,48% a 26,75%. O risco hidrológico, a alta do dólar e os encargos do setor estão entre as justificativas para os reajustes.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo