Moreira Franco defende redução do valor da conta de luz

02:30 Economia, Notícias 13/08/2018 - 21h00 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O ministro de Minas e Energia, Wellington Moreira Franco, avaliou que é preciso reduzir o valor da conta de luz. Em entrevista exclusiva a jornalistas da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, o ministro criticou a quantidade de subsídios a outras áreas com recursos da energia elétrica e cobrou mais transparência.

 

De acordo com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, a tarifa média na conta de luz aumentou 13,79%, enquanto o IPCA, que é a inflação oficial, subiu 2,94%. Para Moreira Franco, a produção de energia renovável, também chamada de energia limpa, como a solar e a eólica, pode baixar o valor pago pelo consumidor.

 

O governo quer voltar os investimentos em geração energética para fontes limpas, independentes do petróleo, e que também não exijam grandes obras de infraestrutura, como ocorre com as hidrelétricas. Wellington Moreira Franco não detalhou qual seria o novo modelo de matriz energética do país, mas afirmou que deve respeitar três princípios.

 

De toda energia elétrica gerada no Brasil, 82% vem de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 23%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério de Minas e Energia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique