Produção cresce em junho após greve dos caminhoneiros

Economia

Publicado em 06/08/2018 - 12:33 Por Andreia Verdélio - Brasília

As empresas retomaram sua capacidade produtiva em junho depois de forte queda registrada em maio, devido à greve dos caminhoneiros.


Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o indicador que mede a atividade industrial teve alta de 9,4% em junho, na comparação com maio, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, o índice teve queda de 10,4%.


Mas os investimentos ainda revelam os efeitos da paralisação. No segundo trimestre, o indicador teve variação negativa de 0,9% sobre o trimestre anterior.


O ano de 2017, no entanto, foi pior. O indicador de investimentos de junho deste ano é 5,9% maior que o do ano passado e, na comparação do segundo trimestre deste ano com o de 2017, houve aumento de 5,1%.


Com isso, o crescimento no acumulado de 12 meses ficou em 2,9%.


Ainda de acordo com o Ipea, o Consumo Aparente de Máquinas e Equipamentos também teve forte avanço em junho: 20%.

 

O indicador de construção civil também recuperou boa parte das perdas ocorridas em maio, apresentando crescimento de 9,7% na série dessazonalizada.


Ainda assim, o setor encerrou o segundo trimestre de 2018 com retração de 3,4% ante o trimestre anterior.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo