Melhora a confiança dos comerciantes em relação a economia

01:37 Economia, Notícias 28/11/2018 - 12h18 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

O mês de novembro registrou uma percepção mais positiva dos comerciantes em relação aos negócios. É o que indica o Índice de Confiança do Comércio divulgado nesta quarta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas.

 

O índice subiu 6,9 pontos, passando de 92,5, na medição de outubro, para 99,4 pontos em novembro, o que significa o melhor resultado desde março de 2014.

 

Segundo a Fundação Getulio Vargas, a alta da confiança atingiu 10 dos 13 segmentos pesquisados.

 

Um dos componentes da medição, o Índice de Situação Atual subiu 5,1 pontos.

 

Já o Índice de Expectativas, que capta a percepção dos empresários para os próximos meses, também registrou a segundo resultado positivo consecutivo ao subir 8,4 pontos, o maior valor desde setembro de 2012.

 

Outro indicador que compõe o índice, o de Desconforto do Comércio, que leva em conta demanda insuficiente, acesso a crédito bancário e custo financeiro como limitações a melhoria dos negócios também teve resultado positivo.

 

Em julho, 37% das empresas relatavam a baixa demanda como limitação à melhoria dos negócios. Em novembro, esse percentual foi de 27,5%, o menor valor desde janeiro de 2015.

 

Foram entrevistadas 1.188 empresas, entre os dias 1º e 26 de novembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique