Pesquisa: 43% dos idosos brasileiros são responsáveis por pagar despesa familiar

01:32 Economia, Notícias 19/11/2018 - 14h07 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil revela que 43% dos idosos brasileiros são os principais responsáveis por pagar as despesas da família.

 

De forma geral, 91% das pessoas com 60 anos ou mais contribuem com o orçamento da residência; 25% colaboram com a mesma quantia dos demais membros da família; e somente 9% dos idosos não ajudam nas despesas.

 

O médico aposentado Paulo Fragoso de Carvalho, de 70 anos, ainda trabalha como professor. Ele é o único a pagar as contas da casa, onde mora também a filha e o neto.

 

Ainda segundo a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, de cada 10 idosos, quatro deixaram de pagar ou atrasaram alguma conta e 21% estão com o CPF negativado. Os atrasos foram, principalmente, por causa das contas de luz, água e telefonia.

 

A pesquisa do SPC também perguntou sobre o padrão de vida dos idosos. Para 37% dos entrevistados, o padrão de vida piorou se comparado a quando tinham 40 anos; 33% avaliam que a vida melhorou e 28% dizem que a situação permanece a mesma.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique