Mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 3,71% neste ano

01:20 Economia, Notícias 10/12/2018 - 09h54 Brasília Embed

Kelly Oliveira

Instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo Banco Central (BC) reduziram mais uma vez a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu pela sétima vez seguida, ao passar de 3,89% para 3,71%, neste ano.

 

Para 2019, a projeção foi reduzida pela quinta vez consecutiva, caindo de 4,11% para 4,07%. 

 

A revisão na estimativa para a inflação ocorreu após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar que o IPCA registrou deflação de 0,21% em novembro e acumulou alta de 4,05% em 12 meses, abaixo do centro da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano. A meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de 2,75% a 5,75%.

 

Essa meta deve ser perseguida pelo Banco Central e o principal instrumento é a taxa básica de juros, a Selic. As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central esperam por manutenção da taxa básica de juros em 6,5%, nesta semana.

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reúne-se nesta terça (11) e quarta-feira (12). 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique