Famílias de menor poder aquisitivo são as mais impactadas pela inflação de dezembro

03:05 Economia, Notícias 15/01/2019 - 18h36 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

As famílias de menor poder aquisitivo foram as mais afetadas pela inflação de dezembro, embora a alta de preços tenha se intensificado em todas as classes. O impacto nos gastos da população mais pobre, nomês passado, ficou em 0,21%, mais que o dobro da variação de 0,09% verificada para a classes mais ricas.

 

O dado é do Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta terça-feira, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Segundo o estudo, o aumento dos preços de alimentos e o reajuste dos aluguéis foram os que mais contribuíram para o resultado. Produtos como legumes, verduras, frutas e carnes tiveram peso maior para as classes mais carentes. Em contrapartida, a queda de 4,8% no preço da gasolina foi o principal fator que freou a inflação para os brasileiros de maior poder aquisitivo, como explica a técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, Maria Andreia Parente.

 

Acompanhe na reportagem de Lígia Souto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique