Número de brasileiros que monitoram gastos financeiros sobe 8%

02:44 Economia, Notícias 26/01/2019 - 07h45 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Na casa da diarista Maria do Rosário Ribeiro o hábito é sagrado: Mensalmente a família se reúne para colocar os gastos na ponta do lápis.

 

A Maria faz parte do universo dos brasileiros que acompanham e analisam seus gastos financeiros. E esse grupo cresceu em 2018, em relação a 2017, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil.
 

No ano passado, 63% dos entrevistados acompanharam religiosamente o que foi comprometido no orçamento da família. Número maior que os 55% de 2017.
 

Cadernos de anotações, planilhas e aplicativos são os métodos mais adotadas pelos brasileiros. Mas boa parte dos pesquisados ainda não anota os gastos. Nos 12 meses anteriores à pesquisa, 73% viram seus gastos superar as receitas do orçamento familiar.
 

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, saber controlar os gastos pessoais e manter o pagamento das contas em dia é o caminho mais fácil para atingir uma vida financeira saudável.
 

A economista orienta ainda que anotar todos os ganhos e gastos, até mesmo os gastos com chiclete e cafezinho, é importante para saber onde foi parar o dinheiro no fim do mês.
 

Também é possível agrupar as despesas em categorias e assim analisar a vida financeira e, se for o caso, equilibrar os gastos de acordo com as prioridades da família.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique