Economia brasileira cresceu 1,1% em 2018, aponta monitor do PIB da FGV

01:44 Economia, Notícias 19/02/2019 - 11h35 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,1% em 2018. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (19), pela Fundação Getúlio Vargas. A taxa de expansão é a mesma verificada em 2017. 

 

A alta foi puxada principalmente pelos serviços, que aumentaram1,3% no ano. Mas a indústria e a agropecuária também tiveram avanços, ainda que mais moderados, de 0,4% e 0,6%.

 

Entre os serviços, aqueles que mais se destacaram no ano passado foram os imobiliários, o comércio e os transportes. Os serviços de informação foram os únicos que apresentaram queda.

 

Já entre os segmentos da indústria, foram registradas altas na eletricidade, transformação e extração mineral. Por fim, a construção teve queda de 2,4%.

 

Ainda segundo a FGV, sob a ótica da demanda, os investimentos cresceram 3,7% no ano de 2018.

 

O consumo das famílias também avançou 1,8% e o consumo de governo, 0,2%. As exportações tiveram alta de 4%, inferior ao crescimento de 8,1% das importações.

 

No último trimestre do ano, o PIB ficou estável na comparação com o trimestre anterior e cresceu 1% na comparação com o último trimestre de 2017.

 

O desempenho oficial do PIB é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que só deve divulgar o resultado de 2018 no dia 28 de fevereiro.

 

*Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique