FGV anuncia queda de confiança de serviços em fevereiro

FGV

Publicado em 27/02/2019 - 16:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O ICS, Índice de Confiança de Serviços, caiu 1,7 ponto em fevereiro, após quatro meses de alta.

 

Já considerando as médias móveis trimestrais, a variação foi de 0,9, e o índice se manteve em alta pelo sétimo mês consecutivo. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, pela  Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

A queda do índice de confiança impactou dez das 13 principais atividades do setor e foi influenciada pelo  Índice  de Expectativas, que também caiu 4,5 pontos.

 

Na avaliação do economista da FGV, Rodolpho Tobler, “a queda do ICS em fevereiro parece estar associada a um ajuste das expectativas, que desde a definição do processo eleitoral avançaram mais de 15 pontos”.

 

Segundo o economista, o Índice de Expectativas também caiu, mas se manteve acima dos 100 pontos, enquanto a percepção das empresas sobre a situação atual prossegue mostrando uma reação discreta, mas contínua.

 

Para ele, o cenário é de continuidade de uma recuperação ainda tímida da atividade nesse primeiro trimestre do ano.

 

Já o Índice da Situação Atual manteve sua trajetória de alta pelo quarto mês consecutivo e entrou na faixa de pontos em que as avaliações dos empresários do setor são de pessimismo moderado.

 

O índice avançou 1,3 ponto em fevereiro, alcançando o maior nível desde agosto de 2014. Segundo a FGV, a alta foi impulsionada por dois indicadores que também subiram, o indicador volume de demanda atual e o de situação atual dos negócios.

 

Por outro lado, o índice de desconforto vem recuando nos últimos meses, chegando ao seu menor nível histórico desde dezembro de 2014. De acordo com a FGV, os dados sugerem que na avaliação das empresas do setor há uma contínua redução de pressões  negativas sobre o ambiente de negócios.

 

A edição de fevereiro de 2019, do Índice de Confiança de Serviços, coletou informações de 1.932 empresas entre os dias 1º e 22 deste mês.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo