IGP-10 sobe 1,4% em março, segundo FGV

Preços

Publicado em 15/03/2019 - 11:27 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) registrou taxa de 1,4% em março deste ano, depois de uma inflação de 0,4% em fevereiro.

 

Com o resultado de março, o indicador acumula taxas de 1,54% no ano e de quase 8% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

 

A alta da taxa de fevereiro para março foi provocada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que passou de 0,4% em fevereiro para 1,93% em março. O aumento foi puxado sobretudo pelo subgrupo alimentos in natura.

 

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, cresceu de 0,38% em fevereiro para 0,48% em março. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram aumento. O destaque foi o grupo Alimentação, cuja taxa passou de 0,66% para 1,05%. O item hortaliças e legumes foi o que mais contribuiu para o resultado. Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação, Habitação, Despesas Diversas e Comunicação ficaram com preços mais baixos.

 

Outro componente do IGP-10, o Índice Nacional de Custo da Construção recuou de 0,41% em fevereiro para 0,07% em março.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo