Safra de grãos deve crescer 1% em 2019, estima IBGE

IBGE

Publicado em 12/03/2019 - 15:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A segunda estimativa para safra de grãos em 2019 indicou produção de 228,8 milhões de toneladas, 1% maior que a do ano passado.

 

A estimativa da área colhida deve crescer 1,7% frente a 2018, somando 61,9 milhões de hectares.

 

Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE.

 

A pesquisa também mostrou que a estimativa da produção de grãos caiu 0,8% e da área colhida, 0,3% com relação a primeira prévia.

 

Ainda assim, a safra deste ano deve ser a segunda maior da série histórica, atrás apenas do recorde de mais de 240 milhões de toneladas colhidas em 2017.

 

Na comparação com o ano passado, a área plantada da soja deve crescer 1,7%, porém é esperada queda de 3,8% na produção, totalizando 113,4 milhões de toneladas, porque a colheita deve sofrer com o clima menos favorável.

 

Já para o milho, são esperadas altas de 10,9% na área plantada e de 9,8% na produção. 

 

Destaque também para a safra de algodão, que deve crescer 13% e ter produção recorde em 2019, com 5,5 milhões de toneladas.

 

Por outro lado, a safra do arroz deve cair 10,9% na produção e 9,4% na área plantada. 

 

 Entre as grandes regiões, o Centro-Oeste, com 44,4%, deve responder pela maior participação na produção de grãos neste ano, seguido por Sul, 33,4% O Mato Grosso lidera entre os estados, devendo responder por 26,2% da safra. 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo