União terá dificuldade para pagar servidor em 2020 sem reforma da Previdência, diz relatório

01:13 Economia, Notícias 17/03/2019 - 10h01 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou relatório em que afirma que a União terá dificuldades para pagar os salários dos servidores públicos a partir de 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada.

 

De acordo com a nota técnica da secretaria, a não aprovação da reforma põe em risco a capacidade do Estado em pagar suas contas porque a dívida pública deve crescer para 83% do PIB no próximo ano e para 102% do PIB em 2023. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. 

 

O estudo aponta que, enquanto a arrecadação da Previdência ficou praticamente estável entre 2009 e 2018, as despesas cresceram no mesmo período. Apesar da recessão em 2015 e 2016 e do crescimento em torno de 1% em 2017 e 2018, a Secretaria de Política Econômica afirma que a Previdência está na raiz do déficit fiscal dos últimos anos.

 

O Ministério da Economia estima que, caso a reforma da previdência seja aprovada da forma como foi enviada pelo governo, serão economizados mais de R$ 1 trilhão nos próximos 10 anos, com o pagamento de benefícios e aposentadorias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique