Banco Mundial faz avaliação para medir o ambiente de negócios no Brasil

03:22 Economia, Notícias 04/04/2019 - 21h09 Brasília Embed

Kariane Costa

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil?  Quais impostos o empresário vai ter que recolher e quanto ele vai gastar para instalar energia elétrica no empreendimento?

 

Essas e outras perguntas fazem parte de uma avaliação do Banco mundial para medir o chamado ambiente de negócios.

 

Nesta quarta-feira (3), representantes do Banco Mundial se reuniram no Palácio do Planalto para discutir como o Brasil pode melhorar sua posição  no ranking Doing Business.

 

Na prática esse ranking montado pelo Banco Mundial, avalia a facilidade de realização de negócios em 190 países e significa que, quanto melhor posicionado, mais investimentos o país vai atrair.

 

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Floriano Peixoto, explicou que hoje o Brasil ocupa o lugar número 109 nesse ranking, mas tem como meta chegar à posição número 50 .

 

Essa meta já anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

 

Para o representante do Banco mundial no Brasil, Rafael Muñoz, o principal desafio para o empresário no Brasil é o pagamento de impostos.

 

Ele diz ainda que mesmo que seja ambiciosa, a meta definida pelo governo é possível,.

 

A secretária Especial de Modernização, Márcia Amorim, explica que as metas têm como objetivo reduzir o tempo e a burocracia de se fazer negócio no Brasil, para atrair o empresariado.

 

De acordo com a secretária, a princípio serão 5 grupos temáticos de ação que vão focar em 5 temas: Obtenção de eletricidade, registro de propriedades, abertura de empresas, obtenção de alvará de construção e pagamento de impostos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique