Especialistas debatem reforma da Previdência no Ipea

Regime Geral

Publicado em 30/04/2019 - 15:56 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um seminário para avaliar os desafios para a Previdência e a proteção social no Brasil foi realizado nesta terça-feira (30), na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, e transmitido por videoconferência para o Rio de Janeiro.

 

Foram discutidos temas como o Regime Geral de Previdência Social e os principais argumentos a favor da reforma no país.

 

O presidente do instituto, Carlos von Doellinger, ressaltou o papel do Ipea no auxílio das discussões previdenciárias, bem como os principais projetos de reforma.

 

Um dos assuntos abordados foi a mudança do Regime Geral de Previdência. A proposta é completamente diferente do modelo atual, conhecido como sistema de repartição, no qual o trabalhador contribui para garantir os benefícios de quem já se aposentou.

 

Segundo o Governo Federal, esse modelo levou a um déficit de R$ 266 bilhões ao país, no ano passado.

 

A proposta é transformar o atual modelo em um sistema de capitalização, onde cada trabalhador tem uma conta, numa espécie de poupança individual, na qual o contribuinte pode definir o quanto quer receber de aposentadoria, a partir de um plano de contribuições.

 

Sobre os principais motivos para apoiar a reforma Previdência, o coordenador setorial para Desenvolvimento Humano e Pobreza do Banco Mundial, Pedro Olinto, argumenta que o Brasil precisa de um ajuste fiscal para crescer de forma sustentável.

 

Segundo ele, as altas taxas de envelhecimento, aliadas à crescente redução nos índices de fertilidade da população contribuem para a urgência de mudanças.

 

De acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, que também participou do encontro, a previsão é que em 25 anos a população idosa dobre no país. O índice é menor do que a média para o Continente Latino-Americano, de 28 anos.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo