Mourão: Brasil deve saber se aproveitar da guerra comercial entre EUA e China

03:08 Economia, Notícias 15/05/2019 - 07h01 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O vice-presidente, Hamilton Mourão, viaja nesta semana para o exterior. Seu principal destino é Pequim, onde participa de encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, no dia 24, e das reuniões da  Cosban - a Comissão de Cooperação entre Brasil e China.
 

Em entrevista exclusiva ao programa 'Brasil em Pauta', da TV Brasil, que foi ao ar nessa terça-feira (14), o vice-presidente, Hamilton Mourão, falou da viagem que fará à China, o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, e defendeu que o país deve se posicionar de forma pragmática para se beneficiar da guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China.


Nesta semana, o país asiático taxou US$ 60 bilhões de importações de produtos norte-americanos. O presidente Donald Trump também tem elevado as barreiras comerciais aos produtos chineses. O vice Mourão acredita que a China vai ultrapassar os Estados Unidos como maior potência mundial e explicou os objetivos da viagem.

 

Mourão destacou que pretende levar ao presidente,  Xi Jinping, uma carta do presidente, Jair Bolsonaro, com uma mensagem para o estreitamento das relações bilaterais. Mourão ainda relatou, na entrevista, que espera debater sobre o projeto da Nova Rota da Seda, medida do governo chinês para estabelecer uma ligação comercial com outras nações.
 

Mourão disse que sua visita à China também tem como objetivo preparar a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático, no segundo semestre deste ano, além de organizar a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, isso no primeiro semestre de 2020.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique