Pesquisa do IBGE mostra recuo no desemprego

Pnad Contínua

Publicado em 31/05/2019 - 16:18 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 12,5% no trimestre encerrado em abril, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O índice representa um recuo em relação aos 12,9% registrados em igual período de 2018 e também é inferior ao observado no trimestre encerrado em março deste ano, que foi 12,7%. Ainda assim, a falta de trabalho atinge 13,2 milhões de brasileiros.

 

A taxa composta pela população subutilizada, ou seja, aquelas pessoas que estão desempregadas ou trabalham menos do que poderiam, atingiu 24,9%.

 

O resultado representa um recorde da série histórica iniciada em 2012 e representa 28,4 milhões de pessoas subutilizadas.

 

O número de pessoas desalentadas, isto é, que desistiram de procurar emprego, chegou a 4,9 milhões no trimestre encerrado em abril frente a 2018, ou seja, uma alta de 4,2%. Este foi mais um recorde na série histórica do IBGE, para o péríodo.

 

Já a população ocupada no país somou 92,4 milhões de pessoas, número estável na comparação com o trimestre anterior e 2,1% maior ante o mesmo trimestre do ano passado.

 

Para o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os resultados mostram um movimento de resposta do mercado, mas a situação, segundo ele, ainda preocupa.

 

O emprego no setor privado com carteira assinada voltou a crescer, depois de quatro anos seguidos de queda. O aumento foi de 1,5% no trimestre encerrado em abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o IBGE, foram gerados 480 mil postos de trabalho formais no período, totalizando mais de 33 milhões de trabalhadores.

 

Houve alta, também, nos empregos informais, isto é, aqueles sem carteira. A alta ficou em 3,4%, ou 368 mil pessoas a mais do que no trimestre encerrado em abril do ano passado.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo