PIB recuou 0.2% no primeiro trimestre de 2019, avalia IBGE

03:07 Economia, Notícias 30/05/2019 - 17h08 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. Este é o primeiro resultado negativo nessa base de comparação desde o final de 2016.

 

Já com relação ao primeiro trimestre de 2018 houve crescimento de 0,5%. O acumulado dos quatro trimestres também apresentou desempenho positivo de 0,9%. Em valores correntes a soma dos produtos e serviços de todo o país totalizou R$ 1,714 trilhão, como explica a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Claudia Dionisio. A principal responsável pela queda do PIB foi a indústria, que recuou 0,7%.

 

A agropecuária também apresentou recuo de 0,5%. Já o setor de serviços seguiu como um contraponto, ao avançar 0,2%.

 

O mesmo comportamento foi observado na comparação com o primeiro trimestre de 2018, com a agropecuária caindo 0,1%, a indústria recuando 1,1% e os serviços crescendo 1,2%.

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o resultado não é nenhuma surpresa já que a economia brasileira está estagnada há anos. Ele voltou a defender as reformas.

 

Ainda de acordo com o IBGE, pela ótica da despesa, de dezembro a março tanto o consumo do governo quanto o consumo das famílias cresceram.

 

Por outro lado, os investimentos caíram 1,7% porcento. As exportações também caíram 1,9%, enquanto as importações avançaram 0,5%. Mas com relação ao primeiro trimestre de 2018 os investimentos avançaram 0,9%.

 

A balança comercial apresentou comportamento inverso, com aumento de 1% nas exportações e retração de 2,5% nas importações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique