Governo deve publicar neste mês validade jurídica da carteira de trabalho eletrônica

02:27 Economia, Notícias 15/06/2019 - 13h48 Brasília Embed

Kariane Costa

O Ministério da Economia vai publicar ainda neste mês uma portaria para dar validade jurídica da carteira de trabalho eletrônica.

 

Na prática, o documento vai dizer como será a transferência das informações contidas na atual carteira de trabalho de papel para o meio eletrônico.

 

De acordo com o secretário adjunto do Trabalho, Ricardo Moreira, o objetivo é que a transição do documento em papel para o meio digital seja feita de forma tranquila.

 

Ele explica que a carteira de trabalho eletrônica não é novidade e já existe há algum tempo.

 

Com o documento eletrônico, as empresas vão poder fazer anotações digitalmente, ou seja, os trabalhadores não vão precisar entregar a carteira de trabalho física.

 

E a pessoa pode ser contratada apresentando apenas o número do CPF. O secretário aponta outras vantagens.


Quem quiser solicitar uma carteira de trabalho digital é só procurar na loja de aplicativos do próprio celular por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar. Depois, o usuário poderá acessar uma das quatro opções: entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via e perguntas frequentes.

 

Quem ainda não tiver senha, precisa criar uma, clicando em Primeiro Acesso no Cidadão.Br ou, se cadastrar.

 

O Ministério da Economia informa ainda que a troca está ocorrendo de forma gradual. Mais informações podem ser encontradas no site da pasta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique