Governo prepara mudanças no Minha Casa, Minha Vida

Programa Habitacional

Publicado em 05/06/2019 - 19:40 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal, vai mudar. Pelo menos essa é a ideia do Ministério de Desenvolvimento Regional, que pretende dividir o benefício em duas linhas de acesso à moradia.

 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, explicou que o programa levará em conta critérios diferentes e subdivisões, de acordo com a renda familiar. Essas mudanças devem ser propostas ao Congresso Nacional, por meio de um projeto de lei.

 

A proposta é dividir o Minha Casa, Minha Vida em duas modalidades: a Poupança Imobiliária, para famílias de baixíssima renda, com até um salário mínimo, e a Moradia Social, para famílias de baixa e média renda, entre dois e sete salários mínimos.

 

Para as famílias de baixa e média renda, a ideia é a locação social financiada. Nessa modalidade, empresas financiam os imóveis para o governo pagar depois. Neste caso, as famílias beneficiadas serão escolhidas pelo município e a iniciativa privada.

 

Assim, os beneficiados vão ter uma poupança habitacional e o valor pode ser usado para comprar o imóvel no qual já reside ou um outro.

 

Para quem vive em situação precária, com renda familiar de até um salário, a modalidade sugerida é a Moradia Social. Nesse caso, o governo estuda construir o conjunto habitacional, administrado pela prefeitura, e as famílias não devem pagar nada pela moradia.

 

A reformulação propõe, ainda, a modalidade de Promoção para Alienação, com prioridade de atender famílias afetadas por calamidades públicas ou por intervenções de obras federais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo