Monitor do PIB aponta recuo de 0,9% da economia no trimestre encerrado em abril, diz FGV

02:09 Economia, Notícias 18/06/2019 - 12h44 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve uma queda de 0,9% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre fechado em janeiro.

 

Os dados do Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (18) pela Fundação Getulio Vargas, mostram ainda que a economia ficou estável na comparação com o trimestre encerrado em abril de 2018.

 

O economista e coordenador do Monitor do PIB, Cláudio Consídera, avalia que o resultado do trimestre encerrado em abril deste ano reflete a queda na produção provocada pela greve dos caminhoneiros em maio do ano passado.

 

Segundo ele, houve um efeito cascata, atingindo os setores de serviços, com queda de 0,2%, da indústria, com recuo de 1,3%, e da agropecuária, que caiu 2%.

 

Para Consídera, se a economia do país continuar nesse ritmo, vamos enfrentar uma situação muito ruim nos próximos meses e até o final do ano.

 

Ele defendeu a aprovação das reformas, principalmente da Previdência, para evitar que o país volte à recessão.

 

Considerando-se apenas o mês de abril, o PIB caiu 0,1% na comparação com março deste ano e 0,3% na comparação com abril do ano passado.

 

O consumo do governo caiu 0,1%, enquanto o consumo das famílias manteve-se estável. As importações recuaram 8,1%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique