Sistema ferroviário terá R$ 1 bilhão para investimentos e melhorias no setor com programa Retrem

01:24 Economia, Notícias 30/06/2019 - 07h29 São Paulo Embed

Nelson Lin

O sistema ferroviário terá financiamento de R$ 1 bilhão para investir na malha ferroviária pública e privada. Os recursos serão para compra de trens novos fabricados pela indústria nacional, e também para reforma ou melhorias no setor.

 

O financiamento do programa Retrem se dará através de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Para o presidente da Associação da Indústria Brasileira Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, a ação veio em boa hora, pois o setor industrial ferroviário está com 60% de sua capacidade ociosa, o que gerou, nesses últimos tempos, a perda de cerca de 3 mil empregos diretos. Ele espera que com esse incentivo, esses empregos perdidos retornem.

 

Segundo o ministro de desenvolvimento regional, Gustavo Canuto, o investimento em ferrovias trará mais competitividade para o setor.

 

Os recursos do sistema Retrem serão destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique