Inflação do aluguel é de 6,39% em 12 meses

02:31 Economia, Notícias 30/07/2019 - 14h02 Brasília Embed

Cristiane Ribeiro

O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, variou 0,40% em julho, ante a taxa de 0,80% registrada no mês anterior.

 

Com este resultado, o IGP-M, que é usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel, acumula alta de 4,79% no ano e de 6,39% nos últimos 12 meses, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas.

 

O economista da FGV, André Braz, avalia, no entanto, que os inquilinos que tem contratos com vencimento em julho, e que a taxa de referência para o reajuste é de 6,39%, podem tentar uma negociação com os proprietários para um reajuste menor.

 

Em julho de 2018, o IGP M havia subido 0,51% no mês e acumulava alta de 8,24% em 12 meses. Segundo o economista André Braz, a expectativa para este segundo semestre é que as taxas continuem diminuindo, com componentes do índice apresentando aumentos menos intensos.

 

Depois de uma alta de 1,16% no mês passado, o IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo, também ficou em 0,40% em julho. Segundo a FGV, os alimentos in natura foram os principais responsáveis pela alta, cuja taxa passou de - 4,95% para 0,58%.

 

O IPC, Índice de Preços ao Consumidor subiu 0,16% em julho, após queda de 0,07% em junho. As principais contribuições para o índice foram: alimentação e habitação.

 

O INCC. Índice Nacional de Custo da Construção subiu 0,91% em julho, ante 0,44% no mês anterior.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique