Caixa terá financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

02:28 Economia, Notícias 21/08/2019 - 09h44 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Quem pensa em financiar a compra da casa própria terá uma nova modalidade de crédito. Nesta linha de financiamento habitacional, o saldo devedor será atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é calculado pelo IBGE e considerado a inflação oficial do Brasil.


Atualmente, o financiamento é calculado com juros que variam de 8,5% a 9,75% mais a TR, taxa referencial de juros. O novo modelo terá taxas de 2,95% a 4,95% mais o IPCA.

 
Ao explicar o novo modelo de financiamento, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destacou que o valor das prestações pode cair pela metade.


Os contratos antigos, atualizados pela TR, continuam em vigor. Os novos contratos podem ser atualizados pelo IPCA, desde que cumpram duas condições: a cota de financiamento ser de até 80% do valor do imóvel e o parcelamento tem que ser em até 360 meses, ou 30 anos.


O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, avaliou que a nova linha de financiamento é vantajosa para o público e atraente para os investidores.


Na página da Caixa na internet, caixa.gov.br, é possível simular o financiamento habitacional e, então, decidir qual é o melhor modelo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique