Economia brasileira cresce 0,4% no segundo trimestre; PIB soma R$ 1,78 trilhão no período

01:51 Economia, Notícias 29/08/2019 - 12h00 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

O Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior.

 

O PIB somou R$ 1,78 trilhão no período.

 

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE. 

 

Também houve altas de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018, de 0,7% no acumulado do ano e de 1% nos últimos 12 meses.

 

Na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a alta, sob a ótica da produção, foi puxada pelos crescimentos de 0,3% do setor de serviços e de 0,7% da indústria. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,4% no período.

 

Na indústria, os principais desempenhos vieram da indústria da transformação e da construção. As indústrias extrativas recuaram 3,8% e a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos caiu 0,7%.

 

Já nos serviços, os resultados positivos ficaram por conta das atividades imobiliárias, comércio, informação, comunicação e outras atividades de serviços. Por outro lado, tiveram queda os segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, transporte, armazenagem e correio e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.

 

Sob a ótica da demanda, a alta do PIB do primeiro para o segundo trimestre foi puxada pelos investimentos, e pelo consumo das famílias. O consumo do governo e as exportações recuaram. Já as importações cresceram 1%.

 

Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique