Faturamento das indústrias sobe em junho, mas nível da capacidade instalada ainda está baixo

02:31 Economia, Notícias 02/08/2019 - 11h11 Brasília Embed

Dayana Vítor

As indústrias brasileiras respiraram um pouco melhor em junho, quando o faturamento aumentou 0,3% e o emprego ficou estável, quando comparado a maio, que teve queda nos dois índices.

 

Mas essa leve melhora nesses indicadores não significa que o desempenho das indústrias avançou em junho, já que as empresas utilizaram 77% da capacidade instalada e isso fez com que as horas trabalhadas dos empregados caíssem, bem como os salários e rendimentos. Os dados são da pesquisa Indicadores Industrias da CNI- Confederação Nacional da Indústria divulgada hoje.

 

O especialista de políticas de indústrias da CNI, Marcelo Azevedo, revela que esses índices revelam estagnação das indústrias, apesar de alguns resultados negativos no primeiro semestre.

 

O estudo da CNI ainda mostra o desempenho das indústrias brasileiras em 2019 está inferior ao de 2018, já que o faturamento, salários e rendimentos caíram este ano. Mas os empregos e horas trabalhadas no setor mantiveram-se praticamente estáveis nos dois anos.

 

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, enumera os motivos relatados pelos empresários que podem ter influenciado no desempenho mais fraco do setor este ano.

 

Mas a expectativa da CNI é que os números melhorem neste segundo semestre do ano, principalmente com a redução da Selic- taxa básica de juros da economia que foi reduzida para 6% ao ano, a liberação do FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e com anúncio de medidas para estimular o consumo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique