Produção industrial cai em dez locais pesquisados pelo IBGE em junho

01:47 Economia, Notícias 07/08/2019 - 14h13 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

A produção industrial caiu em junho deste ano em dez dos 15 locais abrangidos pela Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (7), o resultado acompanha o recuo da indústria nacional no mesmo mês, que foi de -0,6%.

 

As quedas que mais influenciaram o resultado negativo da indústria em junho foram no Rio de Janeiro, de -5,9%, e em São Paulo, de – 2,2%.

 

A pesquisa mostra que o Pará apontou o crescimento mais elevado na passagem de maio para junho, de 4,9%.

 

O analista da pesquisa, Bernardo Almeida explicou que a indústria paulista foi pressionada negativamente pelo setor de veículos automotores, que vem apresentando volatilidade, como reflexo da conjuntura econômica. Além disso, o desemprego no Brasil causa menor produtividade e faz cair a demanda, o que gera cautela nas decisões de investimento e consumo.

 

Já no Rio de Janeiro, Bernardo Almeida avalia que o setor extrativo foi o que mais pesou na queda de 5,9%. A queda, segundo ele, está relacionada a extração de petróleo e gás natural. 

 

Sobre o Pará, Almeida diz que o resultado positivo deve-se ao bom desempenho do setor extrativo de minério de ferro, que tem 88% da indústria naquele estado.

 

Além de Rio de Janeiro e São Paulo, tiveram taxas negativas Pernambuco, Bahia, Paraná, Região Nordeste, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, e Mato Grosso.

 

As taxas positivas foram, além do Pará, no Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo e Goiás.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique