Balança comercial de agosto fecha em superávit, mas com volume de compras e vendas em queda

01:42 Economia, Notícias 02/09/2019 - 20h28 Brasília Embed

Victor Ribeiro

A balança comercial brasileira fechou o mês de agosto com superávit. No mês passado, exportamos US$ 3 bilhões e 280 milhões a mais do que compramos de produtores internacionais. Mesmo assim, tanto as exportações quanto as importações registraram queda.

 

O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, explicou que o cenário internacional prejudicou o resultado brasileiro.

 

De acordo com o subsecretário, a exportação de soja brasileira para a China deve reduzir pela metade, devido ao surto de febre suína, já que a soja é usada como ração.

 

Já as exportações para a Argentina, caíram 40%, devido à recessão do país vizinho, que costuma ser um grande consumidor de automóveis e alimentos produzidos no Brasil.

 

De acordo com Herlon Brandão, a expectativa da equipe econômica é de que tanto as exportações quanto as importações fechem o ano em queda de 2%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique