Cobrança extra na conta de luz fica mais barata em outubro

02:07 Economia, Notícias 29/09/2019 - 11h50 Brasília Embed

Renata Martins

A bandeira tarifária da conta de energia elétrica será amarela no mês de outubro. Com isso, a cada 100 quilowatts-hora o consumidor vai pagar R$1,50.

 

Em agosto e setembro, por causa da bandeira vermelha, a cobrança extra chegou a R$4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

 

Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.

 

De acordo com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, a mudança de bandeira só foi possível porque a previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico.

 

A Aneel alerta que a bandeira amarela mantém a necessidade do uso consciente e do combate ao desperdício de energia.

 

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências; evitar ficar ligando o ferro e juntar roupas para passar de uma só vez; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, selecionar a temperatura morna no verão no chuveiro elétrico e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos.

 

Estas dicas contribuem para o uso da energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. O impacto é sentido direto no bolso do consumidor.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique