Devedores de impostos no DF serão negativados no Serasa

Nome Sujo

Publicado em 02/09/2019 - 16:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Quem tem pendências com o pagamento de impostos e multas de fiscalização, no Distrito Federal, pode ficar com o nome sujo, no Serasa. Segundo o governo do DF, a Procuradoria Geral do Distrito Federal vai encaminhar, até novembro, 400 mil nomes de devedores que estão com o pagamento atrasado de IPVA, IPTU, ICMS, ITDC e multas aplicadas por agências de fiscalização. As dívidas se referem aos atrasos de 2015 a 2018.

 

Somente IPTU e IPVA juntos, correspondem a 60% das contas atrasadas dos devedores. O procurador adjunto da Fazenda, Flávio Jardim, explica que o ICMS atrasado é o que tem maior parte no montante atrasados. Mas o IPTU é o imposto que tem mais pessoas devendo, o que gera alto custo para ser cobrado.

 

A ideia do governo é inscrever essas pessoas na dívida ativa do DF, como forma de recuperação fiscal das contas públicas, já que o montante atrasado chega a nove bilhões de reais.

 

Assim que o nome for enviado, o contribuinte inadimplente vai receber uma carta do Serasa, informando o prazo de 10 dias para efetuar o pagamento da dívida. Vai ser negativado somente se não pagar o que deve, dentro do prazo.

 

Mas atenção. O boleto do pagamento do saldo devedor não vai ser enviado junto com a carta: para isso, o contribuinte deve acessar o site da secretaria de economia do Distrito Federal e gerar o boleto.

 

Para entender como funciona o processo de negativação e como parcelar o valor da dívida, qualquer pessoa pode acessar o site da procuradoria geral do DF.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo