FGV aponta recuo da atividade econômica, em julho

01:37 Economia, Notícias 17/09/2019 - 18h15 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

O Produto Interno Bruto brasileiro apresentou queda de 0,2% em julho, na comparação com junho, de acordo com o monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas.  No entanto, se for considerado o trimestre de maio a julho, o resultado foi positivo em 0,5%, frente aos três meses anteriores.

 

A comparação com 2018 também apresentou avanços de 0,8% na taxa apenas do mês de julho e de 1,3% considerando o resultado trimestral. Já o índice acumulado dos últimos 12 meses é positivo em 0,9%. A queda na economia registrada em julho é explicada principalmente pela resultado negativo de 1,3% da agropecuária e da indústria total, puxada principalmente pelos setores de eletricidade e transformação.

 

Por outro lado,  o crescimento na comparação anual se deve em grande parte ao setor de serviços, que apresentou resultado ainda melhor, de 1,8% . O monitor também compilou índices pela ótica da demanda e verificou que o consumo das famílias cresceu 2,5%, enquanto que o do governo caiu 0,3 e os investimentos recuaram 2,8%, na passagem de junho para julho.

 

A balança comercial, na mesma comparação, ficou com aumento de 1,4% nas importações e queda de 2,8 nas exportações .

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique