Petrobras: vazamento de óleo no Nordeste foi a maior agressão ambiental do país

02:49 Economia, Notícias 29/10/2019 - 16h15 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse nesta terça-feira (29), que o óleo que atinge o litoral do Nordeste é a maior agressão ambiental já sofrida na história do país. A afirmação foi feita durante um seminário da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio, sobre a matriz energética brasileira.

 

Castello Branco ressaltou, no entanto, que o assunto tem sido abordado de forma politizada, com versões falsas, sobre o que tem sido feito para combater o vazamento. Ele comparou a quantidade de óleo retirada das praias ao desastre ambiental ocorrido no Golfo do México, em 2010.

 

Ainda não se sabe ao certo o ponto exato onde o acidente aconteceu, mas pesquisadores já apontaram que ele ocorreu em uma área entre 600 e 700 quilômetros de distância da divisa entre Sergipe e Alagoas.

 

Além disso, uma das hipóteses é que o óleo foi extraído de três campos na Venezuela e, provavelmente, estava sendo transportado quando ocorreu o vazamento.

 

Durante a palestra na FGV, o dirigente da estatal também comentou o resultado da eleição presidencial na Argentina, onde foram eleitos o presidente Alberto Fernandez e a vice Cristina Kirchner.

 

Ao fazer uma comparação com propostas legislativas para regular novamente percentuais mínimos de conteúdo local para a indústria de petróleo, Castello Branco classificou de "erro" a eleição de alguém que, na visão dele, provocou os problemas vividos pelo país vizinho.

 

Castello Branco falou, ainda, sobre o leilão de excedentes da cessão onerosa, marcado para semana que vem. Ele avaliou como uma vitória do governo, após destacar que o setor petrolífero vive “um ano extraordinário”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique