Pnad: renda da mulher brasiliense é menor 27% do que a dos homens

03:17 Economia, Notícias 16/10/2019 - 12h30 Brasília Embed

Beatriz Albuquerque

Filhos, marido, dois empregos e uma jornada de trabalho de 16 horas diárias. Isso é um pouco da rotina da Helena Vilela, médica radiologista. Ela se formou há 21 anos e desde então se dedica muito à carreira.

 

Hoje, boa parte da renda da família vem do trabalho da Helena. A médica conta que sempre dividiu com o marido as tarefas de casa e dos filhos e que isso foi essencial para conseguir sucesso profissional.

 

A história da Helena infelizmente ainda não é como a da maioria das mulheres do Distrito Federal. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD Contínua, realizada em 2018, as mulheres na capital do país recebem 27% a menos que homens.

 

O estudo feito pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que apenas em dois estados do Brasil a remuneração das mulheres é superior a dos homens, como explica Michella Reis analista do instituto.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, essa diferença salarial entre homens e mulheres, no Distrito Federal, apesar de ser alta, vem diminuindo ao longo da série histórica analisada pelo IBGE.

 

Para Michella Reis, essa redução se deve ao fato de as mulheres estarem se capacitando mais para o mercado de trabalho e aumentando a disponibilidade de tempo para dedicação à sua atividade profissional.

 

E a Helena Vilela garante que todo esforço para se dedicar à vida profissional valeu a pena.

 

A Pnad apontou também que houve queda, em relação a 2017, na renda dos brasilenses, tanto nas classes mais altas quanto nas esferas sociais mais baixas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique