Receita Federal envia carta a mais de 300 mil contribuintes do Imposto de Renda deste ano

01:41 Economia, Notícias 18/10/2019 - 12h27 Brasília Embed

Marcela Rebelo

Cerca de 330 mil contribuintes de todo o país, com pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano estão recebendo cartas da Receita Federal.

 

Elas começaram a ser enviadas na segunda quinzena de outubro. Só para o estado de São Paulo, foram mais de 111 mil cartas.

 

Segundo a Receita, as declarações desses contribuintes apresentam indícios de inconsistências, que podem resultar em futuras autuações.

 

A ideia é estimular a autorregularização. Ou seja, quem receber a carta pode verificar, na página da Receita Federal, na internet, o processamento da declaração do Imposto de Renda e providenciar a correção, se constatar erro.

 

Essas divergências podem ser corrigidas com a retificação da Declaração do Imposto de Renda e, nesse caso, não é necessário comparecer à Receita Federal.

 

A orientação é acompanhar o processamento da declaração, na internet, por meio do Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e utilizar um código de acesso ou certificado digital.

 

Segundo a Receita, a declaração retida em malha fiscal, apresenta a mensagem de pendência e são fornecidas orientações ao contribuinte de como proceder.

 

A Receita Federal lembra que quem receber a carta e não se autorregularizar poderá ser intimado formalmente para comprovar as divergências. De acordo com a Receita, depois de receber a intimação, não é mais possível corrigir a declaração e o contribuinte poderá pagar multa. 

 

O site para acompanhar a situação da declaração é: receita.economia.gov.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique