Setor de serviços apresenta desempenho mais fraco em agosto, segundo IBGE

02:13 Economia, Notícias 11/10/2019 - 18h24 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

O Setor de Serviços ficou mais enfraquecido no mês de agosto, com queda de 0,2% em relação ao mês de julho. Em comparação com agosto do ano passado, o recuo foi de 1,4%. Este foi o quinto resultado negativo do setor em 2019. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

 

De julho para agosto, três das cinco atividades pesquisadas apresentaram queda. O recuo foi de 0,9% nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, de 2,7% em outros serviços de 1,7% nos serviços prestados às famílias. De acordo com o IBGE, os serviços de transportes foram os principais responsáveis pela queda geral do índice, já que a atividade tem peso de cerca de 30% no total dos serviços.

 

Houve aumento de 0,4% nos serviços de informação e comunicação e de 0,5% nos serviços profissionais, administrativos e complementares.

 

Entre as unidades da federação, houve queda em 19 estados. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal foram as unidades com maior recuo. Por outro lado, Espírito Santo e Bahia mantiveram os resultados positivos.

 

O desempenho do mês de agosto do setor elimina o resultado positivo de 0,8% acumulado na passagem de junho para julho. No acumulado do ano, no entanto, o setor ainda registra crescimento de 0,5%.

 

O IBGE divulgou também, nesta sexta-feira, o resultado do Índice de Atividades Turísticas, que registrou queda de 4,2% em agosto na comparação com julho. Frente a agosto do ano passado, o recuo foi de 2,9%, resultado principalmente da queda de receita das empresas de transporte aéreo de passageiros. Por outro lado, tiveram crescimento os segmentos de locação de automóveis e de hotéis, que foram os que mais contribuíram positivamente para a atividade turística.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique