Confiança do empresário do comércio tem a terceira alta consecutiva em novembro

02:09 Economia, Notícias 26/11/2019 - 12h43 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio chegou a 122,5 pontos em novembro deste ano, o maior patamar desde abril, quando havia alcançado 125,2 pontos.

 

Foi o terceiro aumento mensal consecutivo do índice e, em relação a novembro do ano passado, houve um crescimento de 11,6%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e mostram, ainda, que o resultado representou uma alta de 0,5% em relação ao índice de outubro.

 

A economista da CNC, Catarina Carneiro da Silva, explicou que a recuperação gradual da confiança do empresário do comércio confirma o cenário de maior otimismo em relação ao aquecimento do consumo. Ela atribuiu o resultado do índice de novembro aos indicadores da economia positivos que estão sendo divulgados.

 

O indicador que mede as intenções de investimento ficou negativo em novembro, em -0,3%. Porém, a economista da CNC explicou que a redução da taxa é pontual e que não é preocupante, pois o patamar do indicador neste mês foi o mais alto desde novembro de 2014.

 

O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento no setor e é apurado com base em formulários preenchidos por seis mil empresários do comércio varejista do país

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique