IBGE mostra crescimento do setor de serviços de 1,2% em setembro

01:44 Economia, Notícias 12/11/2019 - 15h16 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

O setor de serviços no país cresceu 1,2%, em setembro, na comparação com agosto, quando registrou queda de 0,1%. Essa foi a maior alta desde agosto do ano passado, de 1,9%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

No ano, o setor acumula alta de 0,6% e nos últimos 12 meses a taxa assinalou um ligeiro ganho de ritmo, ao passar 0,6%, em agosto, para 0,7%, em setembro.

 

Segundo o IBGE, até agosto o volume de serviços acumulou taxas negativas no ano e estava 1,5% abaixo do nível de dezembro de 2018. Com a alta de setembro, o volume de serviços zera as perdas ao longo de 2019 e passa a mostrar expansão.

 

O avanço em setembro teve destaque para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. O índice de atividades turísticas cresceu 4,8% frente a agosto, quando apresentou retração de 4,5%. Porém, os segmentos de transportes aéreo e rodoviário de passageiros e de restaurantes apontaram as principais influências negativas sobre a atividade.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 14 das 27 unidades da federação tiveram expansão no volume de serviços, na comparação com agosto. Os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.

 

Já os principais resultados negativos em relação ao mês anterior vieram do Espírito Santo e da Bahia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique