IBGE revisa PIB de 2017 para 1,3% de crescimento; percentual anterior era 1%

01:43 Economia, Notícias 08/11/2019 - 16h56 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,3% em 2017. O dado foi divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, após uma análise detalhada sobre o movimento da economia no referido ano, que interrompeu a recessão de 2015 e 2016.

 

O IBGE acompanha e publica trimestralmente os resultados do PIB, mas, após essa divulgação, os pesquisadores continuam a atualizar a metodologia e reunir informações mais detalhadas, como balanços de empresas e dados da Receita Federal, que servem para produzir um estudo mais amplo sobre a economia.

 

Com a consolidação, o crescimento do PIB naquele ano passou de 1% para 1,3%, totalizando R$ 6,583 trilhões.

 

Também foram atualizados os dados sobre o desempenho de cada setor pesquisado. O crescimento da agropecuária passou de 13% para 14,2%; o da indústria saiu de uma estabilidade de 0% para uma queda de 0,5%. Enquanto o setor de serviços cresceu 0,8% em vez de 0,3%.

 

A taxa de investimento (Formação Bruta de Capital Fixo), que havia sido de 15,6%, caiu para 14,6% com a análise mais ampla, o menor patamar desde 1995.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique